quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Santuário de Nossa Senhora de Loreto na Itália.





Loreta, o sino de quase dois metros de diâmetro e de mais de 7 toneladas de peso, nos convida a passar por um das basílicas mais conhecidas da Europa. Não é uma basílica como as outras, pois este é o primeiro santuário internacional dedicado à Virgem onde segundo a tradição se encontra a casa original de Maria que foi transladada milagrosamente de sua origem a este lugar italiano.

O Santuário de Loreto se encontra na província italiana de Ancona, nas Marcas. Ao redor da basílica se foi formando a cidade de Loreto, que conta atualmente cerca de 11.000 habitantes. O início das obras de construção deste santuário de estilo gótico tardio remonta ao século XV e não se concluíram até fins do século XVI.

Sua história, tem início no século XIII, concretamente no dia 10 de dezembro de 1294. Segundo uma longa tradição, em tal data, a casa de Maria de Nazaré foi transportada em vôo por anjos até este lugar. Pesquisadores mais recentes falam do translado da casa em um navio pela família de Angelis depois da derrota dos cruzados na Terra Santa, para proteger essa preciosa relíquia do ataque dos sarracenos. Seja qual foi a origem da sua chegada, a casa de Maria é o centro ao redor do qual se construiu a grande basílica de Loreto.

Sobre o altar da casa de Maria se venera uma pequena estátua de Nossa Senhora de Loreto. Trata-se de uma estátua de madeira de um cedro do Líbano dos jardins Vaticanos, que o Papa Pio XI fez cortar e que coroou em 1922 no Vaticano, antes que fosse transladada solenemente até Loreto. É revestida com um manto dourado. Até o final do século XVI os peregrinos que se dirigiam até a Casa de Loreto costumavam cantar ladainhas marianas. São as chamadas Ladaínhas Lauretanas.

O santuário imediatamente se transformou em um dos lugares de peregrinação mais importantes para os fiéis de todo o mundo e foi objeto de veneração de muitos santos e papas, entre eles João Paulo II, que o visitou várias vezes durante seu pontificado. Inesquecível foi seu encontro com os jovens em 1995 e em 2004. Mais recentemente, em setembro de 2007, o Papa Bento XVI, visitou a basílica por ocasião do Ágora dos jovens italianos. Durante sua visita o Pontífice afirmou que esta casa tem três paredes e não quatro, porque está aberta a todos. Chama a atenção no interior da basílica este sentido de acolhida familiar e de universalidade.

Algumas imagens incisas sobre as pedras da Santa Casa representam cruzes iguais àquelas que remontam ao século III, encontradas em Nazaré.

Nossa Senhora de Loreto é a padroeira dos aviadores, que viram na história do translado da Casa de Maria através dos céus graças aos anjos uma justa proteção.

A oração a Nossa Senhora de Loreto evidencia todo o seu caráter materno:

Oh Maria Loretana, Virgem gloriosa, nós nos aproximamos confiante a Ti: acolhe hoje a nossa humilde oração. A humanidade está perturbada por graves males dos quais gostaria de se libertar sozinha. Ela necessita de paz, de justiça, de verdade, de amor e se ilude de poder encontrar essas divinas realidades distante de seu Filho. Oh Madre! Tu que carregaste o Salvador divino no teu seio puríssimo e vivestes com Ele na santa Casa que nós veneramos sobre esta colina loretana, dá-nos a graça de buscá-Lo e imitar os seus exemplos que conduzem à salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário